Lena Dunham está nua

Texto por Julliana Bauer / Ilustração por Sarah Bauer

lena

Desde o sucesso da primeira temporada de Girls, sua criadora, Lena Dunham, passou a ser anunciada como a voz da nossa geração. Em seguida, foi considerada como uma versão feminina e jovem de Woody Allen. É chato quando alguém rotula um nome recentemente descoberto de “o novo fulano”, “o novo ciclano”. Mas Girls é uma série boa, com personagens com as quais qualquer jovem de vinte e poucos anos pode se identificar. Tem a virgem desesperada pra ser deflorada, a menina que namora há anos e que não suporta mais o namorado, a estilosa de espírito livre que é cheia de ideologias, mas que ainda é sustentada pelos pais.

Lena passou a receber atenção por dois motivos: porque não tem medo de expor suas falhas e porque tem menos medo ainda de ficar pelada na TV. Não há nada de inédito em ficar nua na televisão, mas Lena não é como a maioria das protagonistas de séries de TV. Não tem cintura fina, pernas longas ou peitões. Além de dar um jeitinho de aparecer nua em quase todos os episódios da série, Lena emprestou também suas questões com a própria aparência para sua personagem, uma jovem chamada Hanna que tenta ser escritora, mas que acaba sempre em empregos medíocres ou mal remunerados. Quando o rapaz com quem Hanna mantém uma relação meio complicada de rotular – é puramente sexual – pergunta por que ela nunca tentou perder uns quilinhos, ela responde simplesmente que optou por ter outras preocupações na vida. Uma resposta coerente.

Ao longo da primeira temporada, Hanna apareceu nua na banheira, na cama, no sofá da sala do apartamento que divide com a amiga. Eram cenas que pediam a nudez. Em uma série que prometia mostrar o cotidiano de quatro jovens mulheres de uma forma mais realista – coisa que o sempre comparado Sex and the City nunca fez –, aquelas cenas de nudez eram coerentes. Afinal, mulheres com o corpo de Lena Dunham também tomam banho, transam e mandam fotos nuas para os namorados.

O chato é que a Lena estragou um pouco essa fórmula na segunda temporada de Girls. Agora ela aparece nua fazendo tudo quanto é tipo de atividade– jogando tênis de mesa com o rapaz que acabou de conhecer, trocando de camiseta com um desconhecido na balada e fazendo xixi no mato. Ela sequer dá chance para que suas colegas da série apareçam nuas, é a única peladona do pedaço. Volta e meia, uma das outras três personagens também aparece com um peito de fora ou usando apenas lingerie, mas os peitos da Lena são os que imperam em Girls. A nudez da personagem deixou de ser estratégica para ser esfregada na cada dos espectadores. Apesar de apoiar e achar interessante a ideia de ver atrizes com corpos diferentes dos de uma supermodelo russa ganhando espaço na TV, espero ver um pouco menos dos peitos de Lena Dunham nos episódios finais dessa temporada. Ela já passou a mensagem que queria. E nós já a entendemos.

2 comentários sobre “Lena Dunham está nua

  1. Acho curioso que até nesse quesito a quase-realista Girls contrata com a glamourizada Sex and the City, visto que Sarah Jessica Parker tinha contrato exclusivo com a HBO pra não fazer cenas de sexo ‘explícitas’ como as outras 3 atrizes da série (um belo balde d’água fria dentro de uma série que se vendia como tão groundbreaking)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s