Restaurante por quilo

Texto por Julliana Bauer / Ilustração por Sarah Bauer

 

warhol

 

Andy Warhol gostava de comer sozinho. Dizia que queria montar uma rede de restaurantes nos quais cada freguês se serviria, pegaria sua bandeja e comeria sozinho em uma pequena mesa com uma TV. Fico triste que ele tenha morrido sem concretizar essa ideia, pois eu definitivamente seria uma frequentadora assídua de um restaurante do tipo. Detesto comer sozinha, mas por vezes é inevitável e seria bem melhor se fosse em um ambiente em que todos ao meu redor também estivessem comendo sozinhos.

Eu tenho um amigo que comeu pouquíssimas vezes em restaurantes por quilo porque segue a filosofia do pai de que comida feita em grandes quantidades simplesmente não pode ser boa. Tentei convencê-lo algumas vezes da experiência antropológica que um almoço no bandejão pode representar para um cara como ele, acostumado a hambúrgueres gourmet. Não tive sucesso. Viajamos juntos para São Paulo para ver um show e, como ele já tinha morado lá, me levou para comer hambúrgueres gourmet. Pra mim, que estou acostumada a restaurantes por quilo, aquilo sim foi uma experiência antropológica.

Entrevistas de emprego deveriam ser realizadas em restaurantes por quilo. O tempo que um candidato demora pra escolher meticulosamente as folhas de alface diz muito mais sobre a personalidade dele do que uma resposta ensaiada sobre como ele se vê daqui a cinco anos. Prefere feijão branco ao preto? Tem algo errado ali. Veto. Conta as calorias de tudo que coloca no prato? Vai ser o típico colega vigilante do peso que tenta barrar a tradição do bolo de aniversário na empresa. Veto.

Tenho algumas ideias de negócios nos quais pretendo investir caso algum dia eu ganhe na loteria. Concretizar o restaurante para solitários idealizado por Andy Warhol é um deles.  Deve ter um monte de gente por aí que trocaria as conversas com os colegas sobre o tempero do estrogonofe pelo conforto de poder almoçar assistindo cartoon network.

Anúncios

Uma opinião sobre “Restaurante por quilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s