Casablanca e o beijo reprimido

Texto por Julliana Bauer / Ilustração por Sarah Bauer

amendoas

Humphrey Bogart não beija Ingrid Bergman na cena final de Casablanca. Ainda bem. Tivesse a beijado, o filme provavelmente não teria todo o status adquirido ao longo das décadas e Bogart não seria o modelo de macho posteriormente copiado até por David Bowie no videoclipe de Absolute Beginners. Mas David Bowie beija a mocinha no clipe. Uma pena.

Rick Blaine, o personagem de Bogart, quer que Ilsa, a personagem de Ingrid, siga sua vida sem ele e tenha sempre a lembrança dos momentos que os dois passaram juntos em Paris. “Sempre teremos Paris”, ele a conforta. É mentira – uma hora Ilsa teria cinco filhos com o novo marido, faria aulas de hipismo, envelheceria e mal se lembraria do homem xucro que conhecera anos antes. Mas a intenção de Rick é das melhores. Tivesse ele a beijado e fugido com ela, é bem provável que aquele amor de carro conversível tivesse durado só mais uns seis meses, até que Isla se cansasse do jeito brutão do amado e começasse a reclamar que quando se conheceram, em Paris, ele era muito mais romântico e que agora – veja só – nem flores ele se lembrava mais de mandar.

Humphrey Bogart usava um chapéu. Não apenas em Casablanca, mas também na vida real, porque aquela era a década de 40 e os homens –  calvos ou não –   usavam chapéus, ora. Ele também sempre tinha um cigarro pendurado na boca, o que – mal sabia ele – seria sua ruína, embora lhe rendesse muitos pontos no quesito charme. O combo chapéu + cigarro pendurado na boca é o equivalente masculino do batom vermelho + pintinha fake no rosto.

Humphrey Bogart fez com que todos os outros homens do mundo – inclusive David Bowie – parecessem fracos e mal-vestidos. E é por isso que Bogart fez foi muito bem em não beijar Ingrid na cena final de Casablanca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s