Teste de juventude

Julliana Bauer

Tenho medo, muito medo mesmo de me tornar aquele tipo de mulher de meia-idade que só inicia assuntos com jovens com frases como “quando eu tinha a sua idade…” – seguidas sempre de uma lição de moral sobre como ela vivia mais intensamente a juventude do que a geração atual. Sei lá, me parece que essas senhoras e aquelas listas do Buzzfeed adoram perpetuar essa competição de juventude para a qual eu não me lembro de ter entrado.

Eu fiz 24 anos em 2013, o que significa que já não me enquadro na categoria de “uns vinte e poucos”, que vai até os 23. Entre 24 e 26, as pessoas se referem a você como tendo “uns 25” e, dos 27 em diante, nas conversas alheias você será sempre lembrado como uma pessoa de “quase 30”.

Semana passada fiz uma pequena viagem com uma amiga em um esquema que batizamos de “teste de juventude”. Passamos três noites dormindo muito pouco e muito mal, comendo e bebendo porcarias que fariam a geração whey se contorcer de desgosto e tendo que voltar direto para nossos respectivos trabalhos, aulas e reuniões na segunda-feira. Nós duas falhamos nesta última etapa – ela dormiu na aula e eu fui imediatamente pra casa após meu expediente, deixando de lado os demais afazeres que tinha programado para tirar uma soneca idosa antes das 20h. Reprovamos no teste de juventude.

Narrando todas as minhas aventuras daquele final de semana para um amigo que se encontra na faixa dos “quase 30”, fui interrompida por ele uma série de vezes para que me contasse o quanto ele era muito mais aventureiro na minha idade. Menos preocupação com segurança, mais diversão com menos grana, mais aventuras internacionais e mais gente dividindo um mesmo colchonete naquela viagem pro Rio em 2008. Uma verdadeira lista do Buzzfeed ambulante. Admiti meu fracasso – mas só em partes. No fim das contas, o cara que cinco anos atrás tinha uma juventude que ele julga ser muito mais intensa que a minha, hoje usa sapatênis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s